- FOGO CONTRA FOGO - Ministério da Saúde reduz tempo de isolamento para pessoas com quadros leves de Covid-19


O Ministério da Saúde anunciou hoje a redução do tempo mínimo de isolamento para pessoas com quadros leves e moderados de covid-19.

Mas, para isso, algumas normas devem ser seguidas. No caso de pacientes sem sintomas respiratórios, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, eles poderão realizar um novo teste. Se o resultado do exame de RT-PCR ou antígeno for negativo, eles poderão sair da quarentena. Por outro lado, em caso de positivo, é preciso seguir o período até o 10º dia.

“A nossa mensagem principal é que o nosso isolamento é de sete dias. Se o paciente não quis testar no quinto dia, mas se ao sétimo dia ele estivem sem sintomas, sem febre e sem uso de medicamentos por 24 horas, ele pode sair do isolamento. Ele não é necessário testar”, explicou o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros.

Veja como fica a nova recomendação do isolamento:

  • Para pessoas que estão com Covid leve ou moderada, o isolamento é de, no mínimo, 7 dias, sem teste.
  • No entanto, se ao 5º dia completo o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele deve fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, ele pode sair do isolamento.
  • Se ao 7º dia o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.
  • Após 10 dias, se tiver sem sintomas respiratórios, não é necessário testar.

Além disso, a pasta recomendou manter as medidas não farmacológicas até o 10º dia, mesmo para os assintomáticos. Isso inclui a utilização de máscaras faciais, e não comparecer a ambientes que precise ficar sem a proteção ou a aglomerações, bem como não ter contato com pessoas dos grupos risco.

No início da pandemia, a orientação era de manter a quarentena e distanciamento de outras pessoas, inclusive da mesma casa, por 14 dias. A nova diretriz do Ministério da Saúde segue a recomendação de outros países, como os Estados Unidos e Reino Unido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- FOGO CONTRA FOGO - Serra do Mel - MDB escolhe novo presidente, faz filiações e conta com a presença do prefeito Bibiano

- FOGO CONTRA FOGO - Fernando Pedroza - Gestão da prefeita Sandra faz distribuição de peixe e cestas básicas para a população

- FOGO CONTRA FOGO - Morre motorista da Jardinense que ficou preso as ferragens durante acidente na Reta Tabajara